Santuário Itacy

Santuário Itacy

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A transfiguração do Bom Jesus

FESTA DO BOM JESUS DOS AFLITOS
ITACY, Carmo do Rio Claro – MG – 2012

No dia litúrgico da Transfiguração do Senhor, a Missão Scalabriniana presenciou essa transfiguração no santuário Bom Jesus dos Aflitos, em Itacy, Carmo do Rio Claro - MG. Durante dois meses e meio, as comunidades locais vieram se preparando não com o espírito de organizar uma festa qualquer, mas com o sentimento de se prepararem para receber a multidão de romeiros devotos. O objetivo principal era preparar o ambiente para um momento de oração, louvor e agradecimento para todos aqueles que acorressem ao Santuário com a fé e a esperança de romeiro. Este não deixa de ser um caminhante que representa a condição do ser humano, errante pela face da terra em busca de sua pátria definitiva.
Além do trabalho prévio de preparação e organização, durante as atividades e comemorações, mais de 100 missionários trabalharam direta ou indiretamente nesta grande festa do Bom Jesus. Os esforços e a solidariedade foram louváveis. Tanto o Pe. Camilo como eu, Pe. Leonir, e o bispo da diocese de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, ficamos surpresos. Surpresos com o empenho das comunidades em receber bem os romeiros e surpresos com estes, por sua fé em Jesus, o Bom Pastor que não abandona as pessoas em suas tribulações e aflições.
Neste Santuário, a festa do Bom Jesus é sempre celebrada no dia seis de agosto, que neste ano coincidiu com uma de segunda feira. Assim, no domingo da véspera, celebraram-se quatro missas, todas com o recinto do santuário lotado. Na segunda-feira, dia do Bom Jesus, foram celebradas oito missas e a procissão. No decorrer de todo esse tempo, acreditamos que a quantidade de romeiros tenha chegado muito perto de 20 mil pessoas. O lado religioso é complementado por outros atrativos: comidas típicas, encontros, expressões culturais, etc.
De nossa parte, só nos resta registrar um profundo agradecimento pela presença de todos: em primeiro lugar, os romeiros que comparecem de tantos lugares; depois, os voluntários na preparação e na missão; um carinho especial para nosso pastor, Dom Diamantino, que sempre nos anima com sua presença; e, na família scalabriniana, um muito obrigado aos nossos colegas sacerdotes que não mediram esforços para nos ajudar no atendimento aos milhares de romeiros.
O que nos chama atenção é que no povoado de Itacy, além do Santuário, tem apenas algumas casas. Não é um lugar de grande atração nem de turismo. Em plena segunda feira, os romeiros pararam tudo, enfrentaram a poeira da estrada e as balsas, grupos a pé ou de cavalo, e vieram cumprir sua devoção. Trata-se efetivamente de uma fé que surpreende e edifica, numa sociedade marcada pela eficiência e produtividade do universo capitalista.

Pe. Leonir Peruzzo e Pe. Camilo Maforte

Nenhum comentário:

Postar um comentário